Procedimento

O tratamento de canal atinge a parte interna do dente que é a polpa dentária. Cáries profundas, fraturas ou trincas acabam comprometendo sua integridade e podem ser a porta de entrada para bactérias agirem por dentro do dente. Quando isso acontece, elas começam a atacar a polpa dentária, tecido que se estende da ponta até a raiz do dente onde se encontram os nervos, vasos sanguíneos e o tecido conjuntivo do dente.

Se a pessoa continuar com a polpa do dente comprometido, sem nenhum tratamento, pode sentir dores insuportáveis e comprometer ainda mais a preservação do dente. Por isso é que se faz o tratamento de canal, para evitar transtornos ao paciente, além de devolver a saúde do dente.

Como é feito o tratamento de canal

O tratamento de canal é uma cirurgia simples e constitui na retirada da polpa dentária já comprometida pela ação das bactérias. Primeiro, o dentista aplica a anestesia no paciente, medida importante para evitar dores desnecessárias. Depois, com uma broca, abre a coroa do dente para atingir a polpa dentária afetada. É um trabalho minucioso que precisa ser feito com todo cuidado para evitar atingir a gengiva ou outra parte do dente.

Depois de removida, é hora de fazer a limpeza do canal para que não fique nenhum resquício da polpa comprometida. Com uma pequena lima o dentista faz a raspagem e desinfeta todo o interior do dente. Após esse procedimento rigoroso é colocado material para encher a cavidade com cimento odontológico.

A terceira etapa consiste no fechamento da coroa com uma resina própria de restauração, que vai dar uma aparência mais natural ao dente. Após essas etapas  o dente está renovado e fica como novo.

Resultados

Como já foi dito, a polpa dentária concentra uma série de nervos, e com sua retirada perde-se a sensibilidade no dente, mas a raiz, o corpo do dente e a coroa permanecem, mantendo o formato inalterado. As funções mantêm também suas funções. Depois do procedimento e se o paciente fizer a higiene bucal adequada o dente pode durar a vida toda.

Agende uma consulta