Procedimento

Lentes de contato dental são a salvação para quem tem algum problema nos dentes, pois eles cobrem imperfeições que podem afetar, e muito, a autoestima da pessoa. Algumas situações em que as lentes de contato podem ser empregadas: servem para aumentar dentes considerados pequenos ou mesmo igualar com o dente do lado; pode ser usado para fechamento do diastema; cobrir algum dente com diferença de coloração, ou em dentes lascados, quebrados e/ou desgastados; ou aqueles dentes que tiveram má formação.

O nome ‘lentes de contato dental’ é perfeito porque elas cobrem os dentes, assim como as lentes de contato ocular. São também igualmente finas, giram em torno de 0,2mm a 0,4mm e dão nova vida aos dentes.

As diferenças entre as lentes de contato e a faceta (tem finalidade semelhante) estão em suas espessuras (a faceta é mais grossa, tem cerca de 1,0mm de espessura) e em sua aplicação. Na faceta, o dente precisa de maior desgaste para receber o material, enquanto que nas lentes de contato, o desgaste é muito menos agressivo.

A colocação das lentes de contato dental pode melhorar bastante o sorriso de alguém, porque os dentes ficam alinhados, com coloração mais branca, e muito natural, enfim, a arcada fica perfeita. Muitos artistas e celebridades recorrem a elas para ficar com um sorriso arrasador. Afinal, eles vivem de sua imagem e precisam estar sempre com os dentes perfeitos.

Como é a aplicação das lentes de contato dental

Colocar lentes de contato dental é bastante simples. A primeira etapa é fazer um molde do dente que vai ser coberto para que fique exatamente igual. Depois de aprovado pelo cliente o modelo é enviado ao laboratório especializado para ser esculpido em porcelana. Em alguns dias o modelo definitivo fica pronto.

Na próxima etapa o dentista precisa preparar o dente para recebê-las. É aplicado um ácido nele para que fique poroso e facilite o efeito da cola e aumente a aderência das lentes. A corrosão é apenas na camada superficial e não atinge a dentina, que fica mais no interior do dente. Depois que o ácido agiu por alguns minutos, coloca-se um produto adesivo e o sileno, um composto químico que em contato com o adesivo e a porcelana, aumenta a aderência.

O tratamento para colocação das lentes de contato não requer o uso de anestesia, é feito no próprio consultório e o tempo não é demorado.

Resultados

O melhor da colocação das lentes de contato dental é o tempo relativamente curto do tratamento e o resultado é imediato. Este é um procedimento menos invasivo e evita o desgaste do esmalte natural dos dentes. Os produtos agem somente na superfície, o suficiente para fazer as finíssimas lâminas de porcelana serem fixadas.

As lentes de contato podem permanecer por longo tempo, cerca de 20 anos. É claro que requer alguns cuidados para ter os dentes em perfeitas condições, como, não mastigar tampas de caneta nem lápis, não roer as unhas, nem pense em abrir a tampa de uma garrafa com os dentes, ou seja, são coisas que, mesmo quem não tem nenhum problema dental, não deveria fazer.

Agende uma consulta