Procedimento

Diastema é um grande espaço entre os dentes e que fica muito visível, principalmente se ocorrer nos dentes do meio e frontal os casos mais comuns. O normal é que os dentes fiquem praticamente encostados um ao lado do outro, criando uma harmonia por toda a arcada.

Quem tem o diastema, pode ficar constrangido ao sorrir e acabar afetando sua autoestima, pois parece que está faltando um dente. Mas não é nada disso, o diastema acontece naturalmente e tem várias origens.

Pode ocorrer por má formação no freio labial que fica na parte interna da boca. É aquele tecido que se estende do lábio à maxila, ponto onde são formados os dentes frontais superiores. Outro motivo para a formação do diastema é o tamanho dos dentes muito diferentes entre si, que acaba prejudicando a posição do dente menor.

Mais uma causa que pode gerar o diastema é o bruxismo. O atrito das arcadas é tão forte que acaba deslocando, gradativamente, a posição dos dentes. Pessoas que fazem grandes esforços, como os praticantes de levantamento de peso, que cerram os dentes a fim de conseguir mais força.

Mas o diastema não é só de ordem estética, há casos em que atrapalha a pronúncia de determinadas palavras. O freio labial muito curto que causa o diastema, também é responsável pela ‘língua presa’, que interfere na fala.

Como é feito o fechamento do diastema

O fechamento do diastema pode ser feito de diversas formas e o dentista é o profissional mais indicado para apresentar a melhor solução para o problema de cada paciente.

Os procedimentos que podem ser feitos para fechar o diastema são:

Aparelho ortodôntico: o aparelho vai movendo o dente lentamente durante todo o tempo de uso, até aproximá-los. É um processo demorado, pois a movimentação não pode ser feita às pressas. É o resultado de um longo processo com o uso do aparelho.

Facetas e lentes de contato dental: são finas camadas de porcelana que simulam a aparência do dente natural. Elas são colocadas sobre os dentes separados, e como são um pouco maiores que eles, acabam sendo fixados justapostos, cobrindo o diastema. É um procedimento mais rápido que o uso de aparelho ortodôntico.

Implante: têm pessoas que o dente simplesmente não chegou a nascer naturalmente, por diversas razões. São casos recomendados para a colocação de um implante para ocupar o lugar do dente natural que falta.

Resultados

Existem os tratamentos mais demorados, caso do uso do aparelho ortodôntico e o implante que trazem resultados muito bons. A escolha pelas lentes de contato dentário é um procedimento mais rápido e que traz melhoria quase que imediata.

O dentista poderá indicar o melhor procedimento para fazer o fechamento do diastema, mas levará em conta as expectativas do paciente, que dependendo de sua disponibilidade, poderá ou não optar pelo tratamento mais rápido.

Em qualquer dos casos, o resultado do fechamento do diastema promove melhora do sorriso, principalmente em quem passou muito tempo da vida ouvindo piadas por sua situação. A arcada dentária fica harmoniosa e nem parece que um dia, a pessoa teve o diastema, o sorriso ficará muito mais bonito.

Agende uma consulta