Procedimento

A Bichectomia, também conhecida como lipoplastia de bochechas, é um procedimento para a retirada do excesso de gordura das bochechas, conhecida como Bola de Bichat ou Corpo Adiposo Bucal. A retirada desta gordura proporciona um redesenho no formato da face deixando o rosto como um triângulo invertido, com a parte superior mais larga, afilando até o queixo. O resultado cria um contraste mais definido entre a área da mandíbula e do pescoço e disfarça até as ‘papadas’.

Em algumas pessoas a bola de bichat chega a atrapalhar a saúde bucal, pois  mordem a bochecha na parte interna da boca que pode criar um machucado, virar afta e evoluir até para algo mais grave, como um câncer, por exemplo. Se a cicatrização for demorada, a ferida vira uma porta de entrada para bactérias oportunistas que vão atacar o organismo.

Além da prevenção da saúde, quem passa pelo procedimento também tem o ganho estético, porque afila o rosto e os traços ficam mais harmoniosos e transmite jovialidade na imagem.

Como é feita a Bichectomia

Em relação às outras cirurgias estéticas, a Bichectomia é simples: com aplicação de anestesia local é retirada a gordura pela parte interna da boca. O corte é pequeno, tem cerca de 1 centímetro e dois ou três pontos são suficientes para fechar o ferimento. Como o procedimento é feito internamente não fica nenhuma cicatriz aparente.

No procedimento pode ser usada uma linha auto absorvível pelo organismo para fechar o corte e também, laserterapia para melhor condicionamento e reparação do tecido pós-cirurgia, proporcionando mais conforto aos pacientes. É claro que vai ser preciso seguir alguns cuidados pós-operatório, como se alimentar de comidas mais líquidas e pastosas, pelo menos nos primeiros dias, evitar enxaguantes bucais, entre outras prevenções que serão passadas pelo cirurgião.

Resultados

A Bichectomia é uma medida preventiva para possíveis machucados que podem ocorrer, mesmo sem querer, durante a mastigação. Além da dor momentânea de morder a própria bochecha, a Bichectomia também é uma aliada da estética facial porque deixa o rosto mais afilado. Muitas mulheres até acham que causa o efeito ‘blush’, pois as maçãs do rosto ficam destacadas. Estrelas de cinema e outras celebridades se submetem ao procedimento porque ajuda na fotogenia, basta ver o antes e o depois da intervenção cirúrgica de muitas delas.

Os homens também são adeptos do procedimento e ficam com o efeito de “queixo quadrado”, porque com a diminuição das bochechas as extremidades da mandíbula ficam mais marcantes e deixam o rosto anguloso com uma aparência mais definida e máscula.

Como em todo procedimento cirúrgico, a Bichectomia requer alguns cuidados que podem ser explicados com uma boa conversa com o cirurgião, pois cada pessoa é um caso diferente. Aproveite a oportunidade e esclareça todas as suas dúvidas.

Agende uma consulta