Procedimento

A área da odontologia que trata de aparelhos nos dentes é a ortodontia. É um tratamento que corrige a ‘mordida torta’, dentes tortos, desalinhados ou apinhados, quando um fica sobre o outro, ou quando ocorre o diastema (separação dos dentes frontais). Em qualquer dos casos, pode comprometer a higiene bucal e facilitar o aparecimento de cáries que vai levar a doença bucal.

Para corrigir a arcada, seja ela por qual motivo, existem diversos tipos de aparelhos e um é especialmente feito para determinada condição. O ortodontista vai indicar o melhor para cada paciente, por isso é importante saber de suas expectativas e condições antes de se decidir por um ou outro.

Basicamente existem duas categorias de aparelhos, os fixos e os móveis. Os primeiros são fixados nos dentes pelo dentista. Somente o profissional pode fazer a manutenção de forma correta.

Já os aparelhos móveis podem ser colocados e retirados pelo próprio paciente. Muitas vezes, após a retirada do aparelho fixo, é normal o dentista aconselhar o uso do aparelho móvel para manter o alinhamento, mesmo que seja por algumas horas do dia (ao dormir, por exemplo). Esse tipo de aparelho também é indicado para as crianças até uns 12 anos, já que os dentes definitivos estão em seus estágios iniciais e podem ser movimentados mais facilmente.

Quais os tipos de aparelhos fixos existentes?

Os aparelhos fixos utilizam braquetes colados, pequenas peças que irão sustentar o arco, fio que irá forçar a movimentação dos dentes até o ponto certo de sua correção. O aparelho mais convencional usa braquetes metálicos e fios do mesmo material, mas já existem alternativas mais discretas e práticas de aparelhos. Conheça os mais utilizados.

Metálico convencional: É o mais comum de todos os aparelhos. Os braquetes e o arco são de metal e ficam bem evidentes na arcada. Outro item que chama a atenção neste tipo de aparelho são as ligaduras (borrachinha colorida) que segura o arco metálico ao braquete e impede que ele se mova.

Aparelho de safira: Aparelho que possui os braquetes totalmente transparentes. É chamado também de Clear Braces e sua grande vantagem é de ser bastante discreto e permanecer camuflado ao sorrir. O aparelho de safira é indicado para quem precisa manter a discrição, principalmente por compromissos profissionais, mas sem abrir mão de continuar com o tratamento de correção da arcada.

Invisalign: Utiliza alinhadores removíveis que cobrem os dentes. Esta é a sua principal característica. É totalmente transparente e faz a correção dos dentes de forma prática e muito mais cômoda. O aparelho é totalmente transparente e ao ser encaixado na arcada, quase não se nota. Mesmo sendo removível, o Invisalign precisa ser usado ininterruptamente, podendo ser retirado apenas se a pessoa for comer ou beber algo muito quente, pois pode comprometer a estrutura do aparelho. Antes de iniciar o tratamento, é feita a avaliação da boca do paciente em programa 3D e aí já é feita a simulação do Invisalign que ele precisa. Por isso, o aparelho é customizado exatamente para aquela pessoa, a fim de ficar perfeitamente adequado a ela.

Resultados

Usar aparelho ortodôntico é um processo, na maioria das vezes, demorado que precisa ser seguido à risca para conseguir os resultados esperados. É bom lembrar que enquanto estiver com aparelho, a higiene precisa ser mais rigorosa, e serem usados utensílios específicos para essa condição.

Depois do período de uso estabelecido pelo dentista, e depois da retirada, os dentes ficam alinhados, com mordidas tortas corrigidas e a arcada perfeita. Além do ganho estético, a harmonia facial também melhora. Os benefícios do uso de aparelhos trazem até melhor qualidade de vida ao paciente, pois a mastigação fica mais eficiente e o aproveitamento dos nutrientes é melhor.

Agende uma consulta